Crônicas.........Artigos........Poesias

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Operação Choque de Ordem na Maré


Hoje, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro realizou a derrubada de diversas barracas e trailers que ficavam na Av. Brasil altura da Vila do João durante a operação Choque de Ordem. Aproximadamente 90 agentes da prefeitura participaram da derrubada que ocorreu durante a manhã e pegou os barraqueiros de surpresa. Jilcleide, 36 anos que há 6 anos tem uma barraca de doces disse: “Perdi metade da mercadoria que comprei ontem, aproximadamente R$ 600,00. Eles chegaram logo cedo pegando todos de surpresa. Será que isso é justo? Que país é esse?” relata a comerciante e moradora da Vila do João que depende do comércio para o sustento da família.
Segundo os barraqueiros não houve qualquer posição da secretaria de Ordem Pública em relação à situação dos comerciantes, até o container do mototaxi foi retirado. São aproximadamente 120 trabalhadores que dependem da venda de suas mercadorias para sobreviver, estavam todos muito revoltados com o que aconteceu, algumas pessoas estão ali a mais de 10 anos.
Aguardamos que a Prefeitura apresente um projeto para legalizar os ambulantes da área, uma vez que apenas remover não resolve o problema maior vivido pela população brasileira que é a desigualdade social. Esperamos do novo prefeito não apenas uma cidade em ordem, esperamos uma cidade mais justa e humana para todos. Não podemos aceitar que pessoas que estão trabalhando sejam retiradas da forma tão brusca que foram, sem que seja apresentado um plano de legalização.


Foto: Site do Jornal "O Dia"

Nenhum comentário:

Postar um comentário