Crônicas.........Artigos........Poesias

terça-feira, 28 de abril de 2009

Plebiscito na Rocinha


No último sábado (25 de abril), foi realizado um plebiscito na comunidade da Rocinha localizada na zona sul da cidade do Rio de Janeiro. O tema do plebiscito foi: a construção de um muro de 3 metros de altura cercando a comunidade. O projeto é do Governo do Estado e pretende murar 11 comunidades da zona sul com o discurso de proteger a mata atlântica do crescimento desordenado das favelas cariocas (só lembrando que o projeto pode expandir-se para outras regiões da cidade que há muito tempo não existe mais a mata atlântica). A construção do primeiro muro já esta em andamento na comunidade Santa Marta em Botafogo.
O resultado da votação foi o seguinte: 1.056 pessoas repudiaram a construção do muro, 50 votaram a favor e 5 pessoas votaram nulo. O resultado do plebiscito é bem diferente da pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha no início deste mês. Nesta pesquisa 47% dos moradores de favelas entrevistados foram favoráveis aos muros e 46% contra. O Resultado desta pesquisa foi o que motivou a organização do plebiscito na comunidade.
A votação foi organizada por uma das associações de moradores da comunidade, que já tinha se posicionado contra a construção do muro.
No dia 6 de maio a Federação das Favelas do Rio de Janeiro (Faferj) realizará na Praça da República às 15h um ato de repudio a obra.


Por Foto&Jornalismo Maré
Foto: Ripper

Nenhum comentário:

Postar um comentário